Muitas pessoas deixam de fazer uma cirurgia plástica capaz de mudar a sua vida, como aumentar a autoestima, melhorar questões de saúde, por medo de ter que se afastar por muito tempo de suas atividades do dia-a-dia. Definitivamente, é um erro pensar que toda a cirurgia plástica demanda um pós-operatório difícil para o seu cotidiano.
O repouso absoluto pós-cirúrgico, aliás, é contraindicado: além de não ajudar na recuperação, pode aumentar os riscos de graves complicações. A mobilização precoce de pacientes submetidos às mais diversas cirurgias, diminui a dor, o inchaço e ainda reduz, consideravelmente, as chances de trombose.
Isso não significa que na hora seguinte à cirurgia, o(a) paciente esteja liberado(a) para fazer tudo normalmente – o equilíbrio é tudo e alguns cuidados são fundamentais.
Após uma cirurgia, a retomada das atividades será pré-estabelecida pelos profissionais especializados que irão cuidar de sua saúde. E tudo será definido de acordo com as suas características – não existe regra geral – e com o tipo de cirurgia realizada. Você terá um plano personalizado, definido pelo Cirurgião, Fisioterapeuta e equipe de Enfermagem para que a sua recuperação aconteça de forma mais confortável e mais rápida, a partir de suas características e limitações.
Por exemplo, no primeiro dia da cirurgia você pode se alimentar, fazer a sua higiene pessoal, usar seu celular/computador, se locomover sob orientação profissional. Ou seja: a maioria das atividades que você já exercia, se mantém, os maiores cuidados são os movimentos bruscos, cargas pesadas ou atividades extenuantes. Mas, de maneira geral, após duas ou três semanas, você poderá retomar todas as atividades, incluindo exercícios físicos mais exigentes.
Espero que suas dúvidas tenham sido sanadas e que você possa programar a sua cirurgia plástica sabendo que não precisará se ausentar por tanto tempo da sua rotina.
Mas se você ficou com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Será um prazer deixar você tranquilo(a) sobre todos os detalhes de um pós-operatório.