Hoje as técnicas em cirurgia plástica avançaram muito. E existem soluções que fazem com que não se perceba os pontos após a cicatrização. Vou explicar direitinho.
Toda incisão cirúrgica resultará em um corte que vai gerar uma cicatriz. Mas para que essa cicatriz tenha o melhor aspecto estético possível, precisamos aproximar os bordos para remover toda a tensão (tendência a abrir) e facilitar o trabalho do nosso organismo, que vai “soldar” um lado ao outro. A melhor maneira de fazer isso ainda é através do uso de pontos, pois os fios de sutura permitem que o cirurgião aproxime todas as camadas da incisão, desde as partes mais profundas (músculos e/ou gordura) até as camadas mais superficiais da pele.
Em sua maioria, estes fios são reabsorvíveis, o que faz com que ao longo dos meses após a cirurgia, eles sejam gradualmente eliminados sem deixar nenhum resquício. E é na última camada de sutura que acontece “a mágica dos fios invisíveis”. Ao invés de suturar com pontos aparentes, que atravessam toda a espessura da pele, causando marcas adicionais visíveis quando removidos, utilizamos uma forma de costura imperceptível – são os pontos intradérmicos. Estes ficam escondidos dentro da derme (camada profunda da pele), aproximando a superfície da ferida sem, de fato, transfixar a epiderme (camada superficial da pele).
E ainda há novidades que têm sido muito utilizadas: as colas cirúrgicas e os curativos de longa permanência. Esses recursos, além de vedarem a cicatriz reduzindo as chances de contaminação, diminuem a tensão cicatricial – um dos elementos cruciais para uma boa cicatrização. Eles podem até mesmo substituir os pontos intradérmicos ou serem usados como complementares na finalização do corte.
Vale ressaltar que os fios também estão sob constante processo de evolução. Houve um avanço em materiais (eles não são os mesmos que se utilizava no passado). Os materiais dos quais são compostos, a maneira como são desenvolvidos e mesmo as características da agulha que os acompanham, são pensados para que tenhamos menor probabilidade de uma reação inflamatória, menos trauma no local operado e maior durabilidade do resultado obtido no término do procedimento.
Se você ficou com dúvidas e quer saber mais detalhes sobre este processo final das cirurgias, entre em contato. Eu ficarei muito feliz em esclarecê-las.