A medicina ainda não encontrou uma maneira de evitar cicatrizes em uma cirurgia, mas existem técnicas e tomadas de decisão que garantem que elas sejam de menor tamanho e de melhor aspecto possível.
Nenhum cirurgião plástico gosta de deixar cicatrizes. Não conheço nenhum que, por vontade própria, sem uma justificativa plausível, produza cicatrizes grandes ou longas. A pergunta que deve estar agora passando pela sua cabeça é: então, por que certos pacientes tem cicatrizes mais longas do que outros? A resposta é muito simples: quem define a extensão da cicatriz é próprio corpo. Um exemplo: quanto maior for a necessidade de correção da flacidez e o remodelamento da região operada, mais extensas serão as cicatrizes. Uma grande redução mamária implicará em incisões muito maiores do que uma mastopexia em alguém que tem mamas pequenas e mínima flacidez.
Você já deve ter ouvido falar em supostas “técnicas com cicatrizes reduzidas” capazes de produzir os mesmos resultados obtidos com as ditas “técnicas convencionais”. Para ficar mais fácil a compreensão, vou exemplificar como seu fosse um alfaiate: eu não poderei ajustar uma roupa para que ela fique sob medida deixando tecido sobrando. Ou seja: é bem pouco provável que, através de cicatrizes mais curtas, eu consiga uma correção satisfatória da flacidez. Durante a cirurgia, se removermos menos do que o possível, haverá uma tendência de que permaneçam dobras de pele, especialmente quando você estiver de pé, no caso das mamas, ou sentado(a), no caso do abdômen.
Portanto, a presença de uma cicatriz maior ou menor depende de quão “ajustado” você deseja. Pela minha experiência, a grande maioria dos(as) pacientes desejam livrar-se das dobras e aprimorar ao máximo a forma, mesmo que isso implique na necessidade de cicatrizes um pouco mais longas.
Por todos esses detalhes, uma conversa franca com o seu cirurgião plástico é muito importante nas consultas pré-operatórias. Não existe mágica ou fórmulas genéricas aplicáveis a todos(as) os(as) pacientes, pois cada pessoa é única. E para um melhor resultado, é imprescindível que, antes de qualquer coisa, o seu cirurgião entenda o que uma cicatriz longa significa para você.